Os municípios de Campos Verdes, Santa Terezinha de Goiás, Crixás e Pilar de Goiás adotaram medidas importantes para combater a proliferação do novo coronavírus
Um pânico global toma conta da população por conta da rápida propagação de uma doença infecciosa causada por um novo vírus que ainda não havia sido identificado em humanos, a Covid-19, ou coronavírus, como é mais conhecido esse inimigo invisível que apareceu primeiro na Ásia, invadiu a Europa, avançou na Oceania, África e Américas, chegando ao Brasil de forma assustadora. Até o fechamento dessa matéria, nosso País registrava cerca de 4,5 mil casos e mais de 140 mortes, causadas pela doença.
Contudo, é importante salientar que as autoridades políticas brasileiras, especialmente prefeitos e governadores, rapidamente adotaram medidas para a contenção da doença em nosso território, o que não foi feito em outros países, a exemplo da Itália, que vive momentos difíceis por conta do alto número de casos registrados, com mais de 11 mil mortes até agora. Em nossa região, os prefeitos das cidades de Campos Verdes (Haroldo Naves), Santa Terezinha de Goiás (Tonim Camargo), Crixás (Plínio Paiva) e Pilar de Goiás (Dr. Sávio), tomaram iniciativas cruciais para o combate da doença. A seguir, apontaremos as principais medidas tomadas por esses gestores.
Campos Verdes
Em Campos Verdes, a administração do prefeito Haroldo Naves uniu forças com diversas outras autoridades locais e tomou providências que têm o objetivo de bloquear a proliferação da doença no município, entre elas a publicação de decretos com a paralisação de escolas, instruções normativas de funcionamento do comércio local e a criação de barreiras sanitárias nas entradas da cidade, com a presença de agentes da vigilância sanitária, que realizam abordagens para verificar as condições epidemiológicas das pessoas que chegam ao município.
Santa Terezinha de Goiás
Da mesma forma, em Santa Terezinha de Goiás, o prefeito Antônio Camargo decretou o fechamento das escolas, normatizou o funcionamento do comércio local e tem feito constantes campanhas de conscientização por meio das redes sociais, solicitando da comunidade o cumprimento do isolamento social. No dia 28 de março, Tonim Camargo, como é conhecido o prefeito, se pronunciou nas redes sociais para informar que outras medidas seriam tomadas já na segunda-feira, dia 30 de março, entre elas o fechamento das entradas do município com barreiras sanitárias.
Crixás
Para evitar a propagação do coronavírus em Crixás, o prefeito Plínio Paiva também baixou decretos que normatizam o funcionamento do comércio local, proíbe eventos públicos na cidade e determina a suspensão das aulas nas escolas municipais. Aquisição de EPIs para funcionário da ária de Saúde para o combate ao Corona. O prefeito também firmou parceria com a PM para a fiscalização do comércio, em relação ao cumprimento dos decretos, tanto do município quanto do governo de Goiás e investiu pesado em campanhas de conscientização da comunidade, por meio das redes sociais oficias da prefeitura.
Pilar de Goiás
Cumprindo a determinação do Governo Estadual, o prefeito de Pilar de Goiás, Dr. Sávio Soares também suspendeu as aulas nas escolas municipais daquele município e decretou a paralisação das atividades empresariais não essenciais, com o objetivo de conter a disseminação do coronavírus e assim preservar a saúde da comunidade local. Além disso, o prefeito também paralisou as aulas da escolinha de futebol e o campeonato de futsal que estava em curso por um período de 15 dias, podendo ser prorrogado. A medida visa a não aglomeração de pessoas. A tradicional Corrida da Aleluia, que acontece no município de Pilar de Goiás há 235 anos também foi cancelada pela primeira vez, desde 1.785.
Sobre o Covid-19
O vírus causa uma doença respiratória semelhante à gripe e tem sintomas como tosse, febre e, em casos mais graves, pneumonia. É possível se proteger ao lavar as mãos com frequência e evitar tocar no rosto. A principal forma de contágio do novo coronavírus é o contato com uma pessoa infectada, que transmite o vírus por meio de tosse, espirros, gotículas de saliva ou coriza, portanto, a quarentena é a forma mais eficaz de se proteger da doença.